Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

5ª edição do projeto Rotas dos Palacetes será realizada no bairro de Nazaré no próximo sábado, 18

Com o objetivo de promover a educação patrimonial, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), realizará a 5ª edição do projeto “Rota dos Palacetes” no dia 18 de maio, sábado, às 16h. O evento integra a programação de encerramento da 22ª Semana Nacional de Museus e visa levar ao público informações sobre a história da arte e da arquitetura de Belém.

A Rota dos Palacetes é um projeto desenvolvido pelo Museu Casa Francisco Bolonha, que traz ao debate temas sobre a memória e novas releituras da arquitetura na cidade. Na programação, os participantes fazem um percurso a pé pelo centro da cidade, tendo a oportunidade de conhecer a história dos palacetes que compõem o bairro de Nazaré.

“A ideia de caminhar pelas ruas do bairro de Nazaré surge para que o público possa conhecer as localizações e todas suas memórias bem de perto. Dessa forma, eles aprendem que a memória da cidade é uma das coisas mais importantes que precisamos preservar. Além disso, a rota nos leva a debater sobre qual cidade nós queremos e o quanto a cidade precisa desse olhar. Iremos falar sobre as fachadas, seus estilos e seus autores para que a pessoas conheçam um pouco da história da cidade, só não vamos visitar internamente”, ressalta a diretora Rosa Arraes.

Rota – A concentração de saída será às 16h no Palacete Mac-Dowell, atual sede do Museu Nacional da Assembleia de Deus, localizado na avenida Governador Magalhães Barata.

A rota percorrerá dez palacetes ao todo. Não haverá visitação interna, com exceção do que abriga o Museu Casa Francisco Bolonha, o Palacete Bolonha, no Memorial dos Povos.

Na chegada, o público também poderá participar de uma feira cultural e assistir a apresentação do Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas “Vaca Velha”.

“Estimular a visitação e o conhecimento do patrimônio arquitetônico de Belém é uma forma de democratizar o acesso à informação.  É um momento para todos amantes da história e arquitetura de Belém, que prezam pela nossa história, cultura e arte. Convidamos a todos estudantes, professores e profissionais para participarem do projeto e conhecerem a história de um povo, a nossa história como paraenses”, convida a presidente da Fumbel, Inês Silveira.

A Rota dos Palacetes conta com o apoio do Museu do Judiciário Paraense Desembargador Agnano de Moura Monteiro Lopes, Museu Nacional da Assembleia de Deus e do Centro Cultural Palacete Faciola.

Serviço:

O evento é gratuito e não há necessidade de agendamento ou inscrição prévia. Saída às 16h do Palacete Solar MacDowell. Chegada às 17h30, no Memorial dos Povos. Os visitantes poderão participar de visitas mediadas no Museu Casa Francisco Bolonha, que estará aberto à visitação das 16h às 20h, e participar da programação cultural.

Conheça os palacetes na ordem de percurso da Rota:

Solar MacDowell: Av. Magalhães Barata, nº91

Construído pelo Sr. Samuel Wallace Mac-Dowell, destaca-se por sua arquitetura eclética, varanda decorada e painel de azulejos portugueses. Atualmente cedido à Assembleia de Deus para abrigar seu Museu Nacional.

Palacete Augusto Montenegro: Av. Gov. José Malcher, nº 1192

Projetado pelo italiano Filinto Santoro em 1903, foi residência do governador do Pará e é notável por seus materiais importados da Itália. Hoje, é o Museu da Universidade Federal do Pará.

Palacete Bibi Costa: Av. Gov. José Malcher, nº 1044

Palacete Bibi Costa – Encomendado em 1904 pelo Major Carlos Brício da Costa, apresenta elementos Art Nouveau e pertence ao acervo da Secretaria do Patrimônio da União.

Palacete José Leite Chermont: Av. Nazaré, nº 871

Construído em 1925, reflete a influência das residências burguesas francesas, com amplo terreno e diversidade de materiais. Atualmente, abriga o Escritório Compartilhado da Agência das Nações Unidas.

Palacete Pedro Gusmão: Tv. Quintino Bocaiúva, nº 131

Adquirido por Pedro Gusmão, por volta de 1910, foi reformado em 1925 pelo arquiteto José Sidrim, destacando-se pelos vitrais e móveis da França. Já foi um hotel e hoje é parte da história local.

Palacete Barão do Guamá: Av. Nazaré, nº 708

Adquirido em 1879 por Francisco Acácio Corrêa, apresenta características ecléticas e neoclássicas, sendo sede da Codem desde 1995.

Palacete Lourenço da Motta: Av. Nazaré, nº 582

Construído no início do século XX, possui elementos ecléticos e neoclássicos, abrigando atualmente o Museu do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Palacete Faciola: Av. Nazaré, nº 166

Projetado em 1895 pelo arquiteto José de Castro Figueiredo, é notável por sua fachada em azulejos alemães e hoje abriga o Centro Cultural Palacete Faciola.

Palacete Guilherme Paiva: Av. Dr. Moraes, nº 32

Construído em 1926 pelo arquiteto José Sidrim, apresenta estilo francês e torre belvedere, sendo propriedade do Exército brasileiro.

Palacete Bolonha: Av. Gov. José Malcher, nº 295

Residência oficial do Engenheiro Francisco Bolonha, destaca-se por sua arquitetura eclética e elementos Art Nouveau, atualmente abrigando o Museu Casa Francisco Bolonha.

Vagner Mendes