Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Escola Guardiões do Samba e da Pedreira é campeã do terceiro grupo do Carnaval de Belém

A escola de samba Guardiões do Samba e da Pedreira conquistou o título de campeã do terceiro grupo do Carnaval de Belém 2023 com 199,7 pontos. A Caprichosos da Cidade Nova é a vice-campeã com 198,9 pontos, enquanto a Alegria Alegria ficou 198,5 pontos, garantindo o terceiro lugar.

A apuração ocorreu na tarde deste sábado, 25, no auditório da Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, onde as diretorias estiveram presentes. As torcidas das escolas se concentraram na pista da aldeia para acompanhar o resultado, através de um telão. 

Enredo vencedor

A Guardiões do Samba e da Pedreira brilhou na avenida com o enredo “Vamos falar de índio”, em que mostrou uma verdadeira viagem na emoção e fronteiras do tempo com a proteção divina de Tupã. Com a vitória, a agremiação ascende para o segundo grupo. 

Emocionado, o presidente da campeã, Alexandre Lima, disse que estava bastante feliz, pois sempre acreditou no crescimento da agremiação. “Estou bastante emocionado. São três anos de muita luta e dedicação e agora a escola de samba caçulinha daqui da Pedreira levou o título”, afirmou. 

30a jurados avaliaram dez quesitos: Alegoria, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira, Porta-estandarte e Samba-enredo.

Espetáculo e tradição

Ao iniciar a apuração, o presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Jamil Mouzinho, agradeceu e parabenizou as escolas do terceiro grupo. “Depois de dois anos de pandemia, o espetáculo foi rico em graça e alegria. A população ficou feliz, a gente voltou com força total e mostrou que Belém tem tradição, tem Carnaval”, declarou Mouzinho.

Ele também destacou a organização e a harmonia que prevaleceram nos eventos oficiais do Carnaval de 2023. “Tivemos um carnaval alegre e tranquilo, que divertiu as famílias. Mesmo com chuva, o público compareceu e aproveitou um lindo desfile das escolas de samba na Aldeia Cabana”, completou o presidente da Fumbel.

Troféus – O diretor de Ação Cultural, Cláudio Rego, entregou aos vencedores os troféus – uma criação do próprio diretor, em parceria com o carnavalesco Jean Negrão. “Parabenizo todas as escolas de samba, que trabalham o ano inteiro para trazer esse espetáculo maravilhoso para os belenenses e visitantes”, afirmou Cláudio.

A apuração do Carnaval Belém de todas as cores 2023 é realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel.

Texto:

Michel Jorge

Redes Sociais