Você está em: FUMBELNotíciasArte e reconhecimento marcam o segundo dia da I Semana de Arte Themonia

Arte e reconhecimento marcam o segundo dia da I Semana de Arte Themonia

A I Semana de Arte Themonia, organizada pelo coletivo paraense de drags As Themonias com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), iniciou o segundo dia de programação com muita cultura e diversidade.

Nesta sexta-feira, 25, a programação foi marcada pela exibição dos curtas-metragens “Lauraete – Xan Marçall” e “Corpo Travesti – Flores Astrais”, seguida por uma roda de conversa sobre a produção de moda e figurino no universo das Themonias e drag queens na cena paraense com a participação da colunista de moda e figurinista, a Drag Queen Akadella e do estilista Jomaique Melo.

“A estética do movimento artístico das Thêmonias é diversificado, mas a nossa identidade tem a ver com pertencer a um coletivo e é um sentimento de felicidade estar ocupando lugares de fala, que foi conquistado com muita luta, ganharmos reconhecimento e mostrar quem está por trás de toda uma produção artística”, comenta a Drag Queen Pandora Rivera Raia.

O poeta e escritor João de Jesus Paes Loureiro prestigiou o evento, conheceu a exposição “Desfecho”, no Palacete Bolonha, e destacou a importância do movimento para a cultura da nossa cidade.

“É preciso reconhecer a importância da diversidade e a autenticidade presente nessas diversas formas de manifestações artísticas, tem que ser prestigiado e valorizado, e tenho procurado estar presente nessas oportunidades para sentir e entender mais sobre a diversidade nas vivências e nos pontos de vista sobre arte”.

A programação da  I Semana de Arte Themonia continua:
26/3 – Sábado – Anfiteatro do Memorial dos Povos
17h –  Show cultural, atrações musicais, performances, mini desfile performático, discotecagem e feirinha de produtos.