Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Biblioteca Avertano Rocha realiza mais uma edição do projeto “Na Conversa do Escritor” nesta quarta-feira, 29

O autor paraense Hugo Chagas é o convidado de mais uma edição do projeto “Na Conversa do Escritor” que a Prefeitura de Belém, por meio da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha ”,  realiza na quarta-feira, 29, a partir das 10h. A programação é gratuita e faz parte das ações educacionais da biblioteca para disseminar e incentivar a leitura de obras de autores regionais.

O “Na Conversa do Escritor” é um espaço para o diálogo com autores e autoras do cenário paraense contemporâneo.  Além do momento de troca, a roda de conversa trará o debate sobre a importância da biblioteca para o desenvolvimento artístico, o processo de produção das obras literárias e a  exposição de poemas e desenhos do autor.

“Nesse momento, iremos falar sobre minhas obras e sobre o fortalecimento que a leitura dá a todos. Além disso, irei ressaltar a importância de debates sobre a preservação da cultura popular na Amazônia, especialmente no Pará, e sobre a valorização do livro como um instrumento de pesquisa profissional”, destaca Hugo Chagas.

Nascido em Soure, mas criado em Icoaraci, Hugo Chagas é historiador amazônico, artista plástico, poeta e autor de dois livros de poesias intitulados ”Encantos da Amazônia: o universo de um poeta”  e “A Noite É Uma Palavra – Participação”. 

“Quando eu vim de Soure, eu trouxe o sangue da poesia nas veias. Chegando aqui, eu realizei meu sonho. Desde então, dou aulas e palestras, especialmente em escolas, incentivando o conhecimento e a preservação das nossas histórias, cultura e lendas”, diz o escritor que iniciou o gosto pela leitura na BPMAR, enquanto ainda trabalhava como vigilante no local. Porém, enveredou pelos caminhos da leitura e divulgação da cultura amazônica.

“A Biblioteca Avertano Rocha foi o point da minha carreira, foi onde tudo começou. Nesse espaço, eu sinto uma paz muito grande e tenho muitos momentos de reflexão. Essa atmosfera sustenta os escritores e fortalece os nossos trabalhos. O contato com a Bpmar me permitiu evoluir de diversas formas e me permitiu levar meu conhecimento para as salas de aula”, afirma.

Além deste projeto, a Bpmar segue oferecendo serviços diários, como visitas guiadas, acesso à brinquedoteca, sala de jogos e leitura infantil e juvenil, cadastro de usuários, empréstimo e consulta do acervo didático e literário para estudo e pesquisas – de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.

Serviço: 

A participação no projeto “Na Conversa do Escritor” é gratuita, mas os interessados devem confirmar a presença pelo e-mail: bpmar2015@gmail.com ou via whatsapp (91)98417-2790. 
Quarta-feira,  29 de maio, às 10h, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha – Icoaraci. 

Texto:

Vagner Mendes

Redes Sociais