O que você procura?

Você está em: FUMBELBiblioteca Avertano RochaBiblioteca Avertano Rocha realiza oficina em celebração à Semana do Meio Ambiente

Biblioteca Avertano Rocha realiza oficina em celebração à Semana do Meio Ambiente

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental em um ambiente de leitura, a Prefeitura de Belém, por meio da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha (BPMAR), realizará a oficina “Arte com reutilização de resíduos eletrônicos”, nesta sexta-feira, 7, das 9h às 11h.  A atividade gratuita ocorrerá em celebração ao mês do meio ambiente e em parceria com o Movimento República de Emaús. Os interessados devem confirmar a presença pelo e-mail: bpmar2015@gmail.com

A programação faz parte do projeto “Iniciartes”, que consiste na realização de oficinas de iniciação artística cultural de curta duração nas diversas linguagens, como carnaval, festas juninas, meio ambiente, cerâmica, origami, entre outras. Segundo a diretora da Biblioteca Avertano Rocha, Gorette Figueiredo, a realização de uma oficina de reutilização de resíduos eletrônicos é uma iniciativa de grande importância.

“Ações como esta trazem muitos impactos positivos, tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente. Esse tipo de atividade promove a conscientização ambiental e educa a população, especialmente os jovens, sobre práticas sustentáveis, estimulando a reflexão em prol de uma planeta mais saudável”, afirma Gorette Figueiredo.

Gestão de resíduos

A oficina será ministrada pela pedagoga Cleomaira Santos, voluntária do Movimento República de Emaús, que tem vivência ativa no Centro de Inclusão Digital do projeto. Ela declara que o momento irá proporcionar um espaço educativo, onde os participantes aprenderão sobre a importância da gestão correta dos resíduos sólidos. Segundo a instrutora, através da arte, eles compreenderão como certos hábitos de consumo e descarte afetam o meio ambiente.

“Queremos mostrar como é possível transformar resíduos em recursos úteis. Por meio de experimentação e diálogo, vamos compartilhar um pouco de nossa vivência no Centro de Inclusão Digital, de onde reaproveitamos materiais para nossas oficinas. Esses resíduos ganham nova vida como esculturas, quadros, acessórios e até mesmo novas máquinas”, diz Cleomaira Santos.

Além deste projeto, a Bpmar oferece os serviços diários, como visitas guiadas, acesso à brinquedoteca, sala de jogos e leitura infantil e juvenil, cadastro de usuários, empréstimo e consulta do acervo didático e literário para estudo e pesquisas – de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.

Serviço: “INICIARTES – Oficina: “Arte com reutilização de resíduos eletrônicos”.Sexta-feira,  7 de maio, às 09h, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha – Icoaraci. Evento gratuito, confirmação via e-mail e-mail: bpmar2015@gmail.com.

Texto:

Vagner Mendes