Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Boêmios da Vila Famosa é a campeã do segundo grupo do carnaval de Belém

Na tarde deste sábado, 25, ocorreu a apuração das notas dos jurados das escolas de samba do segundo grupo de Belém. A competição foi grande entre as oito escolas que desfilaram na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel e chamaram atenção pela exuberância de seus integrantes e pelo seu samba no pé.

Campeã – A Boêmios da Vila Famosa foi a campeã do Carnaval Belém de Todas as Cores 2023, com 199,3 pontos. O Segundo lugar, com 197,6 pontos, ficou com a Mocidade Olariense, seguida da A Grande Família, que obteve o terceiro lugar com 197,4 pontos. 

A escola campeã entrou na avenida do samba com o enredo “Valéria Paiva: Um fruto sensual que está no ar e no DNA do povo paraense”, em que mostrou que a escola tem o propósito de fazer homenagens aos artistas paraenses ainda em vida.

A agremiação já homenageou o marajoara Alcir Guimarães, o grupo Nosso Tom e o cantor paraense Eloy Iglesias. Com a vitória, a agremiação ascende para o primeiro grupo. 

30 jurados avaliaram dez quesitos: Alegoria, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira, Porta-estandarte e Samba-enredo. 

Muita emoção – A presidenta da escola campeã, Michelle Araújo, ficou bastante emocionada com o resultado. “Ganhar esse troféu é a melhor sensação possível, principalmente depois de todo trabalho. Desde 2020 que a gente vem trabalhando pra esse título, mantivemos o mesmo enredo, a comunidade abraçou a causa e cantou junto com a gente na avenida e isso foi importante. A gente não tem nem palavras pra mensurar o que a gente sente”, afirmou, após a divulgação do resultado.

Por questão de segurança, apenas as diretorias ficaram no auditório da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, onde ocorreu a apuração. As torcidas das escolas se concentraram na pista da aldeia para acompanhar o resultado, através de um telão. 

Financiamento

O presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Jamil Mouzinho, fez um pronunciamento de abertura onde avaliou o carnaval 2023 de forma bastante positiva pela sua organização, pelo envolvimento de quase todas as secretarias municipais e também estaduais.

“Essa integração nos deu esse resultado. Fomos surpreendidos por alguns espetáculos que foram apresentados na avenida, que para nós também já esperávamos pela posição da Prefeitura de Belém de, ainda em 2021, ter disponibilizado o edital carnaval o ano todo, que foi uma subvenção, que é passada às escolas integralmente para que elas iniciem o processo de construção do carnaval vindouro”, informou Mouzinho.

Texto:

Michel Jorge

Redes Sociais