Você está em: FUMBELCARNAVAL 2024Circuito Mangueirosa garante o carnaval de rua no centro de Belém

Circuito Mangueirosa garante o carnaval de rua no centro de Belém

O Complexo Ver-o-Rio, uma das principais janelas de Belém, volta a ser o principal palco principal do Circuito Mangueirosa, que chega neste final de semana, com novidades e expectativa de receber cerca de 120 mil pessoas durante os cinco dias de folia.

Nos dias 10, 11, 12, 13, das 15h às 20h30, a programação será realizada em um palco montado no Ver-o-Rio. Já no dia 17 de fevereiro, quando os shows ocorrerão em trio elétrico estacionado no Complexo, também haverá um cortejo até a Casa Mangueirosa, que este ano está de volta ao circuito e vai sediar, a partir das 21h, as festas que darão continuidade à folia no Ver-o-Rio.

“Ao mesmo tempo em que neste período oficial do carnaval, estamos realizando os desfiles nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, o Mangueirosa será uma opção para quem estiver pelo centro da cidade”, informa Inês Silveira, presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 5, no Palacete Faciola.

Fruto da união das produtoras Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Se Rasgum, Tchau, Tchau, Amor e Toró), o Mangueirosa conta, não só com a co-realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, mas também com o apoio das secretarias municipais de Saneamento (Sesan) Urbanismo (Seurb), Turismo (Belemtur), Guarda Municipal e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). O patrocínio é da Equatorial Pará via Lei Semear, apoio cultural da Secult-Pa e Sectur-Pa, e apoio institucional do Sebrae Pa.

Renda e sustentabilidade

Criado para resgatar o carnaval de rua de Belém e para ser uma opção cultural para quem fica na capital paraense durante o feriado de carnaval, o Circuito Mangueirosa vai movimentar durante cinco dias a economia local.

“São 48 permissionários, ou seja, 48 famílias beneficiadas, trabalhando no Ver-o-Rio e no circuito. São gerados 500 empregos diretos e mais de 1 mil indiretos. É um evento que gera emprego e renda, envolvendo muita gente. São cinco blocos, 5 dias, 80 artistas que participam”, diz Sonia Ferro, da organização do evento.

Comprometido com a sustentabilidade, o Circuito tem como parceiros, a Aral (Associação dos Recicladores das Águas Lindas), que há algumas edições atua recolhendo as latas de alumínio e encaminhando para a reciclagem, e o grupo Composta Belém também recolherá o lixo durante a programação, para garantir o controle dos resíduos e também instalará diversas bituqueiras de cigarro pelo Ver-o Rio.

“Essa proposta também vem somar justamente com o que vamos realizar, de forma compartilhada com a Esa, nos desfiles das escolas de Samba, de 23 a 25 de fevereiro e dias 1 e 2 de março, na Aldeia Cabana”, complementa a presidente da Fumbel.

Blocos

A programação abre no sábado, 10 de fevereiro, com o bloco Lambateria, que desfila homenageando a música latino-amazônica dançante. No dia 11, domingo, é a vez do Bloco Toma Tua Pisa assumir a programação, misturando artistas de diferentes gerações da música amazônica.

Na segunda-feira, dia 12, é a vez do Pop Amazônico desfilar com o Bloco Lucha Libre, formado pela união das produtoras Mea Chuta e Se Rasgum. Na Terça-feira Gorda, dia 13, quem desfila é o tradicional Bloco Filhos de Glande, que tem o Samba como carro-chefe. E para fechar o Circuito, no sábado seguinte, 17 de fevereiro, tem cortejo com o Bloco ‘Tchau, Tchau, Amor’.

Para mais informações sobre a programação gratuita e ingressos para a Casa Mangueirosa, acesse @circuitomangueirosa. O Circuito Mangueirosa ocorre nos dias 10, 11, 12, 13 e 17 de fevereiro, das 15h às 20h30, no Complexo Ver-o-Rio, e na Casa Mangueirosa, a partir das 21h – Tv. Praça Waldemar Henrique, 2 – Reduto – Antigo Music Park.

Luciana Medeiros