O que você procura?

Você está em: FUMBELNotíciasCom apoio da Prefeitura, “Samba do Arco-íris” será realizado no Boulevard da Gastronomia nesta sexta-feira, 7

Com apoio da Prefeitura, “Samba do Arco-íris” será realizado no Boulevard da Gastronomia nesta sexta-feira, 7

Orgulho, samba e alegria! O projeto “Samba Batuque da Feira do Açaí”, tradição cultural da cidade, chega ao Boulevard da Gastronomia nesta sexta-feira, 7, a partir das 19h. Com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, a primeira edição de junho será realizada em homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, com apresentações de artistas locais. 

De forma gratuita e aberto ao público, o projeto irá realizar a segunda edição do “Samba do Arco-íris”, que irá inaugurar o novo local do samba e reunir artistas representantes da comunidade LGBTQIA+ de Belém. A programação contará com muita música, arte e manifestações sobre o movimento.

“Nossa ocupação cultural com samba também é um grito de respeito por várias causas sociais, a diversidade e o combate à LGBTfobia são algumas delas. Queremos oportunizar que artistas LGBTQIA+ se reúnam em uma grande apoteose de cores e talentos para brindar as suas lutas e histórias, neste mês que é tão importante para essa comunidade”, destaca a DJ e produtora do evento, Jack Sainha.

Programação

Com samba, música paraense e hits juninos, a programação começará às 19h com a discotecagem da DJ Jack Sainha. Em seguida, às 20h, o grupo de pesquisa e batuques afro-amazônicos “Tamboara Amazônia”, formado por mulheres e pessoas não-binárias, subirá ao palco com um show expressando muita ancestralidade e feminismo, por meio de suas práticas e vivências percussivas.

A partir das 22h, a “Roda de Samba Fé no Batuque” começará o samba, que terá participações especiais. Os artistas convidados são: Anderson Moyses, Luís Girard, Luiz Leite, Ruth Costa e Tici Santos, além da madrinha do evento, a drag Xirley Tão. A banda base da roda de samba estará formada pelos músicos Fred William (flauta), Geraldo Nogueira (voz e pandeiro), Juninho Beco (percussão), Leo Lima (voz e cavaco), Netto Castro (voz e violão) e Preto Cabano (percussão).

Samba em Belém 

Sem fins lucrativos e de forma independente, a “Fé no Batuque” realiza, mensalmente, a ocupação cultural na Feira do Açaí, e agora mudará de local temporariamente devido ao avanço das obras de reforma do Complexo do Ver-o-Peso. O projeto tem o objetivo de levar arte, música e samba de forma democrática e acessível a espaços públicos, adotando temáticas diferentes que suscitam discussões importantes.

“Não apenas a Feira do Açaí, mas outros espaços públicos da cidade, como o Boulevard da Gastronomia, que vamos passar a ocupar agora, devem ser tomados por esse tipo de programação, levando a cultura e a arte popular e inclusiva a espaços carentes e que necessitam de atenção e onde a população possa usufruir de forma democrática”, afirma Geraldo Nogueira, organizador do projeto e vocalista do grupo “Fé no Batuque”.

Serviço

Data: sexta-feira, 07/06/2024

Hora: 19h

Local: Boulevard da Gastronomia (Boulevard Castilhos França, Campina)

Evento gratuito

Informações: 91 98124-1363 / 91 98203-8913

Texto:

Vagner Mendes