Você está em: FUMBELNotíciasCultura popular marca a primeira edição do Círio dos Povos

Cultura popular marca a primeira edição do Círio dos Povos

Emoção, música e fé marcaram o Círio dos Povos, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), na tarde desta terça-feira, 5, no Memorial dos Povos.

A programação, voltada para comemorar a festa do povo paraense, contou com as apresentações do Coral Metropolitano de Belém, regido pelo maestro Anderson Dias; da Banda da Guarda Municipal; do grupo folclórico Cia da Amazônia; e dos cantores Eloy Iglesias e Elba Maria.

Há nove anos atuando no coral, Elizabeth Leão, de 67 anos, se emocionou com a apresentação do grupo que conta com  mais de 80 participantes. “Foi maravilhosa a nossa apresentação. Estávamos muito ansiosas por esse dia, para oferecer as músicas à Nossa Senhora de Nazaré”, comentou emocionada.

“Essa é uma das grandes atividades que a prefeitura vem fazendo para a população da cidade e visitantes. É uma intensidade cultural da nossa cidade que está sendo oferecida aqui. Mas, temos outros órgãos que vêm trabalhando na limpeza e iluminação da cidade para essa época”, informou vice-prefeito de Belém, Edilson Moura.

Opções gastronômicas e artesanais

O Círio dos Povos também ofereceu uma feira gastronômica e artesanal com comidas típicas e produtos artesanais, como camisas do Círio, quadros e brinquedos de miriti.

A jovem Thalita Oliveira, 25 anos, vendeu geléias de pimenta, maracujá e cupuaçu, produzidas por ela, após participar do curso de processamento de frutas oferecido pelo programa “Donas de Si”, da Prefeitura de Belém. “Essa é a primeira oportunidade que estou tendo para vender meus produtos. Aprendi no curso das Donas de Si e virei empreendedora”, contou.

O evento alusivo ao Círio também marcou a abertura para visitação do Palacete Bolonha. No espaço, a cultura popular se fez presente, através de histórias e a exposição “Mantos do Rios”. Foram apresentados barcos e mantos de Nossa Senhora de Nazaré produzidos por meio de um programa de integração social da Secretaria de Estado de Administração  Penitenciária (Seap).

A ouvidora-geral de Belém, Márcia Kambeba, contou várias lendas amazônicas para os alunos da Escola Municipal Walter Leite Caminha, do bairro do Mangueirão .

A estudante Ana Beatriz, de 13 anos, ficou encantada com as histórias e destacou a que mais gostou. “Achei muito legal o jeito que ela contou as lendas, fazendo sons e movimentos. Gostei muito da história da Matinta Perera”.

Segundo o presidente da Fumbel , Michel Pinho, o Círio dos Povos é uma forma de exaltar e afirmar o patrimônio cultural que é o Círio de Nazaré. ” Um espetáculo lindo, onde termos contação de histórias, o Palacete Bolonha aberto. O Círio é patrimônio imaterial brasileiro, estamos desenvolvendo e incentivando a cultura do estado”, concluiu.