Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Em gestão compartilhada com as quadrilhas, Prefeitura de Belém prepara o Arraial Junino 2024

Em ritmo de festa e preparação para o Arraial 2024, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), prepara uma programação diversificada para toda a população. Como novidade, a gestão deste ano ocorre de forma compartilhada com a Federação de Quadrilhas Juninas do Pará (FEQUAJUPA). As apresentações 13 a 23 de junho.

Após diversas reuniões, a gestão compartilhada foi decidida em consenso com os representantes dos grupos culturais. Segundo Tom Vilhena, presidente da FEQUAJUPA, a gestão compartilhada com a Prefeitura de Belém é uma grande vitória: “A gestão compartilhada é necessária para que todos os envolvidos no processo junino tenham ciência das questões acerca do edital e das premiações. Tudo está sendo construído da forma que esperávamos. A realização desse evento compartilhado só traz benefícios para todos os lados. Em nome da Federação, eu agradeço pela parceria com a Fumbel, e pela forma organizada que estamos sendo conduzidos”, declara Tom.

Concurso de Quadrilhas

O Concurso Oficial de Quadrilhas 2024 visa a premiar 44 propostas juninas, entre elas, 36 grupos de quadrilhas devidamente habilitadas, além de valorizar e dar visibilidade aos grupos juninos do estado. Neste ano, o evento se apresenta como uma ação de promoção e democratização do acesso aos recursos para o fomento de bens e serviços artísticos e culturais de Belém.

“O edital em forma de premiação fará com que todas as quadrilhas habilitadas sejam premiadas, de acordo com a colocação. Ou seja, todas serão agraciadas pelo concurso. Além disso, participamos da decisão de manter as apresentações na Praça Waldemar Henrique, para nós que somos quadrilheiros, é muito importante e simbólico para a nossa cultura”, reforça o presidente da FEQUAJUPA.

Apresentações

A 1ª fase do Concurso de Quadrilha e Misses será realizada no período de 13 a 16 de junho, no Piano Palco, que está sendo montado na Praça Waldemar Henrique. A 2ª fase, ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de junho. As apurações serão realizadas em dois momentos: dia 18, no Memorial dos Povos, na Sala Vicente Sales, e 23 de junho, no Piano Palco, onde também ocorrerá a premiação, que revelará as grandes campeãs do concurso junino.

“Dançar no palco da Praça Waldemar Henrique já é uma grande valia. Os grupos de quadrilhas estão ensaiando arduamente para entregar um excelente espetáculo no arraial. A expectativa é das melhores e estamos ansiosos para as apresentações na praça”, enfatiza Tom.

Programação

Além do concurso de quadrilhas e misses, a programação do Arraial “Tamo Junto e Misturado 2024” vem com novidades. No dia 13, o evento começará com o levantamento do mastro do Arraial do Pavulagem na Cuia Acústica na Praça Waldemar Henrique, às 17h.  No mesmo palco, das 18h às 13h30, no período de 13 a 23 de junho, o evento apresentará a “Mostra Cultural I”, com apresentações dos grupos de Boi Bumbá, Carimbó, Parafolclóricos e Toadas.

Nos dias 27, 28, 29 e 30, a programação apresentará a “Mostra Cultural II”, com as apresentações dos Pássaros Juninos e Cordões de Bicho, das 08h às 20h, na Sala Multiuso Vicente Salles, no Memorial dos Povos.

Ao longo da programação, o Arraial do Pavulagem tomará conta da Cuia Acústica na Praça Waldemar Henrique. Os arrastões serão realizados sempre aos domingos, 16, 23, 30 de junho, e 07 de julho, das 08h às 15h.

Credenciamento artístico

Para além do concurso, a contratação dos grupos culturais, como Pássaros Juninos, Cordões de Bichos, grupos Parafolclóricos, Carimbó, grupos de Boi-Bumbá e Toadas serão selecionados por meio da política de fomento da Fumbel, via Edital de Credenciamento Artístico 004/2023, que integra as ações e políticas de fomento implementadas pela Fumbel, que busca enriquecer a cena cultural de Belém.

Para isso, os participantes devem acessar o edital no site da fundação e preencher o formulário, além de anexar os documentos solicitados.

Vagner Mendes