O que você procura?

Você está em: FUMBELNotíciasEncontro de brechós no Memorial dos Povos tem apoio da Prefeitura de Belém

Encontro de brechós no Memorial dos Povos tem apoio da Prefeitura de Belém

Com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém, será realizado neste domingo, 18, mais um evento do Bora Garimpar Belém, encontro de brechós que valoriza e incentiva o consumo de moda sustentável com geração de renda para mulheres empreendedoras que vivem da moda circular e sustentável no Pará. O evento intitulado Bloco Bora Garimpar terá foco especial em looks carnavalescos

O Bora Garimpar Belém (BGB) foi criado com objetivo de dar espaço e voz para mulheres do ramo da moda circular paraense, além de estimular o debate sobre consumo consciente. O evento reúne mensalmente entre 20 a 50 donas de brechós e é realizado em lugares da cidade que tenham relação com a cultura local. 

A responsável pela criação e organização do projeto é a advogada Ana Gibson. Apaixonada pela moda circular e sustentável, para ela o BGB é um mercado criativo itinerante que respira a cidade de Belém e é modificado com a energia da moda, gerando um verdadeiro sentimento de pertencimento com os lugares históricos e culturais. 

“Comprar de brechó é um ato revolucionário, vai de encontro a uma cadeia de consumo desenfreada de consumo e descarte de uma coleção, de uma trend de momento. Os brechós têm um papel fundamental nessa cadeia, possibilitando o restauro dessa peça, através das curadorias, que é a técnica utilizada pela brecholeira profissional do ramo para que a peça volte a ganhar um valor no mercado”, explica a advogada.

Segundo Ana Gibson, o mercado da circularidade e sustentabilidade tem crescido mundialmente e está em uma curva crescente de possibilidades. Nas edições do Bora Garimpar, os consumidores de brechós podem comprar peças raras a preços únicos e ainda conhecer lugares culturais. Atualmente, o projeto é apoiado  pelo Sebrae Pará,a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma)  e Fumbel, vislumbrando o mercado criativo para a COP-30 em Belém. 

“Hoje ter parcerias com as Secretarias e a Fundação é um verdadeiro sonho de viver de uma moda consciente e que faz total sentido para o que é urgente e necessário: a sustentabilidade e o pertencimento para espaços antes vistos como administrativos como a própria sala Vicente Sales, aberta a um público que vive e respira a cultura de nossa cidade e a moda circular e sustentável”, finaliza Ana Gibson.

Serviço:
Bloco Bora Garimpar – Encontro de Brechós
Data: Sábado, 18 de fevereiro
Horário: 9h às 14h
Local: Sala Vicente Sales, Memorial dos Povos – Av. Governador José Malcher, 295– Nazaré
Entrada Gratuita

Mais informações: @boragarimparbelem

Texto:

Vagner Mendes