A Biblioteca Publica Municipal de Belém “Avertano Rocha” (Bpmar)

A Biblioteca Publica Municipal de Belém “Avertano Rocha” (Bpmar)

A Biblioteca Publica Municipal de Belém “Avertano Rocha” (Bpmar) criada em 21 de julho de 1972, vinculada à Prefeitura Municipal de Belém /Fundação Cultural do Município de Belém – FUMBEL constitui-se em um espaço de democratização da informação, da leitura e da literatura.

A Biblioteca passou por diversos espaços em decorrência das reformas do Chalé Tavares Cardoso onde funcionou até outubro de 2013, sendo fechada para atendimento ao público para organização do acervo para mudança para novo espaço, em virtude de o prédio entrar no processo de reforma.

A BPMAR é um espaço múltiplo de ações inovadoras de práticas leitoras que se consolidam por meio de diversificadas atividades de estimulo a leitura, desde a orientação a pesquisa bibliográfica, consulta ao acervo, cadastramento de usuários para empréstimo de livros, visitas monitoradas, leitura, cursos, oficinas, exposições, palestras, saraus literários, exibição de filmes, perpassando pelas diversas linguagens artísticas com um foco estritamente na leitura e literatura.

Desenvolve os Projetos Chalé Literário, Maré Literária, Conexão Leitura, por meio de ações culturais integradas com a comunidade, assim como desenvolve ações culturais de estimulo a leitura numa perspectiva de inclusão como alunos da APAE, Instituto do Pestalozzi, pacientes da SESPA/ CAPS (Centro de Assistência Psicossocial do Estado do Pará) e FUNPAPA/CENTRO POP/Icoaraci.

Possui como espaço de extensão, a Biblioteca Pública Municipal Maria Lúcia Medeiros- Setorial Mosqueiro, e temos como meta a construção da Biblioteca Setorial do Bairro da Pedreira em parceria com o Ministério da Cultura, sempre procurando atender a população do Município de Belém e Região das Ilhas.
São realizadas visitas diárias de estudantes, grupos de arte, artistas e da comunidade em geral transformando-o em um espaço dinâmico de fomento do conhecimento, lazer e cultura.

A BPMAR é um espaço de agregar conhecimentos, de convivência, disseminador da informação, que contribui para estabelecer uma política do livro e da leitura no Município de Belém, por meio de ações integradas com a comunidade, escritores, músicos, grupos folclóricos, artistas plásticos, arte educadores, professores, escolas entre outros.

A Biblioteca Avertano Rocha está localizada na Rua Siqueira Mendes s/n , esquina com a São Roque- Icoaraci.
Telefone: (91) 3297-8141

http://www.belem.pa.gov.br/bibliotecapublica/