Você está em: FUMBELNotíciasGrupos de quadrilha gravam apresentações no Mestre 70

Grupos de quadrilha gravam apresentações no Mestre 70

A valorização da cultura popular é uma das políticas públicas da atual gestão da Prefeitura de Belém. Assim, por meio do Edital 003/2021, a Fundação Cultural de Belém (Fumbel) tem promovido a continuidade e preservação das atividades juninas desenvolvidas por diversos grupos artísticos-culturais (tradicionais, folclóricos e parafolclóricos) da capital paraense e regiões distritais, para valorizar a riqueza e a multiplicidade de expressões próprias do período.

O “São João Teimoso” é uma reedição de um projeto da última gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues (2002 a 2005). O termo teimoso é uma referência à resistência da cultura popular, que mesmo em meio a todas as dificuldades e restrições causadas pelo período pandêmico permanece viva e atuante.

O Edital São João Teimoso contemplou 117 grupos, sendo 42 quadrilhas juninas, 15 grupos de pássaro junino, 20 parafolclóricos, 14 grupos de carimbó e 10 grupos de boi-bumbá. São mais de 4.600 participantes dos grupos e pessoas da comunidade, onde os grupos estão inseridos, que estão sendo atendidas pelo edital.

O marcador da quadrilha junina Encantos da Juventude, Lucas Alves, disse que “o Edital vai nos ajudar muito na questão de material, para podermos ajudar os brincantes, já que trabalhamos com comunidades carentes. Então, a verba que chega para investirmos no brincante e conseguimos comprar roupas. Estamos fazendo cultura e cultura popular é isso, é São João ”.

No último fim de semana foi aprovada a última etapa das gravações, com as apresentações dos grupos de quadrilha, no Espaço Mestre 70 da Sejel. A coordenadora do Espaço Mestre 70, Amanda Pombo, ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e Fumbel para a realização de São João Teimoso.

“O Espaço Mestre 70, superado o período de abandono, tende a voltar a ser uma referência para promoção de cultura, esporte e lazer. Eventos como o São João Teimoso representam o espaço aberto à comunidade, trazendo a população de volta para seu convívio e promovendo o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, de maneira organizada, direcionada e segura. É fundamental as secretarias do município trabalharem juntas, para oferecerem momentos iguais a esse à população”, destacou Amanda Pombo.

A Mostra Cultural está sendo realizada de forma semipresencial, com o intuito de evitar aglomerações e com isso evitar a transmissão do novo coronavírus. As apresentações dos grupos de carimbó já estão disponíveis no Youtube da Fumbel. Os vídeos dos demais grupos credenciados serão postados ao longo do mês.