Você está em: FUMBELNotíciasGrupos Juninos têm até 18 de Julho para se inscreverem em edital da FUMBEL

Grupos Juninos têm até 18 de Julho para se inscreverem em edital da FUMBEL

Os grupos artísticos-culturais (tradicionais, folclóricos e parafolclóricos) de Belém e Distritos que desejam participar da Programação Municipal alusiva ao período junino de 2021 têm até o próximo domingo para apresentarem suas propostas.

As inscrições devem ser feitas até às 23:59h do dia 18 de julho de 2021, por meio eletrônico. A ficha de inscrição, acompanhada de todos os documentos e anexos solicitados devidamente preenchidos, assinados e digitalizados devem ser encaminhados para o e-mail saojoaoteimoso2021@gmail.com.

Publicado pela FUMBEL em 5 de julho, o edital contempla 6 categorias: grupos de pássaros juninos e cordões de bichos, grupos de bois-bumbá, grupos parafolclóricos de dança e música, grupos de toadas, grupos musicais de carimbó, quadrilhas juninas (juvenil-adulto).

O “São João Teimoso” é uma reedição de um projeto da última gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues. O termo teimoso é uma referência à resistência da cultura popular, que mesmo em meio a todas as dificuldades e restrições causadas pelo período pandêmico, se mantém viva e atuante, resguardando a saúde das atividades.

A Mostra Cultural “São João Teimoso” será realizada de forma semipresencial, com o intuito de evitar aglomerações e assim respeitar as medidas de contenção do novo coronavírus. Os grupos terão suas apresentações gravadas, com infraestrutura fornecida pela Prefeitura de Belém e pela FUMBEL, a partir de 4 de agosto. As exibições poderão ser conferidas nos canais institucionais da Fumbel e da Prefeitura, a partir de 22 de agosto, em comemoração à Semana do Folclore.

“Fizemos esse edital também já pensando na semana do Folclore e vamos conseguir registrar de maneira bastante pontual a importância das manifestações culturais de Belém durante esse período”, comenta Michel Pinho, Presidente da Fumbel.

Um edital escrito a muitas mãos

Como forma de garantir a transparência de nossa gestão, a Fumbel realizou rodadas de conversas com os grupos contemplados pelo edital “São João Teimoso” ao longo do mês de junho.

As reuniões aconteceram na sede da Fumbel, como forma de dar voz aos grupos culturais da cidade e criar uma chamada pública que de fato atendesse às suas necessidades e desejos.

“Nós fizemos um trabalho em parceria com todos os 117 grupos juninos de Belém. A construção do edital foi discutida com todos eles até o fechamento. Me sinto feliz de ser um trabalho construído a várias mãos, de forma democrática e participativa”, celebra Cláudio Rego, Diretor do Departamento de Ações Criativas da Fumbel.

_________________

Programação Municipal Alusiva ao Período Junino

Mostra Cultural “São João Teimoso”

Inscrições até 18 de julho