A Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) é responsável pelo fomento e disseminação da arte, da cultura, do esporte e do patrimônio histórico dentro da capital paraense e, para isso, a Prefeitura Municipal de Belém dispõe de 0,5% do seu orçamento anual.
Além das programações culturais e incentivos a projetos, a PMB possui uma grande aliada ao setor cultural e esportivo em Belém – a lei de incentivos fiscais Tó Teixeira e Guilherme Paraense.
Coordenada pela FUMBEL, a Tó Teixeira e Guilherme Paraense incentiva as produções artísticos culturais da cidade e, ainda, apóia atletas e iniciativas no segmento do esporte amador.
O Museu de Arte de Belém (MABE) também é gerenciado pela Fundação, assim como a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, no Distrito de Icoaraci. Sendo assim, a FUMBEL está presente em Belém e seus distritos promovendo à população: cultura, lazer e conhecimento, onde os grandes mestres são as manifestações artísticas locais e, também, as nacionais.
Na área do patrimônio histórico, a Prefeitura possui uma Unidade Gestora do Programa Monumenta em Belém, que está ligada diretamente à Fundação Cultural do Município. Além da gerência do Monumenta, a FUMBEL idealiza e elabora projetos de revitalização do centro histórico da cidade, como destaque para o Projeto “Portal Novo Ver-o-Peso”.