Você está em: FUMBELNotíciasMemorial dos Povos abre as portas para a I Semana de Arte Themonia

Memorial dos Povos abre as portas para a I Semana de Arte Themonia

O centenário da Semana de Arte Moderna, movimento que quebrou paradigmas do cenário artístico no ano de 1922, recebeu uma homenagem do coletivo paraense de drags As Themonias, que realiza a I Semana de Arte Themonia no espaço Memorial dos Povos, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

A programação, iniciada nesta quinta-feira, 24, com debates e apresentações performáticas das artistas do coletivo, segue até sábado, 26.

Para o presidente da Fumbel, Michel Pinho, é importante apoiar a iniciativa do coletivo, por conta da nova expressão artística que oferecem à população de Belém.

“A arte é plural e na sociedade contemporânea ela deve atingir a maior quantidade de pessoas possível e nesse sentido, além do drag queen, as Themonias apresentam também montação, desenho e fotografia”.

A Semana de Arte Themonia abriu com a exposição “Desfecho”, na sala de jantar do Palacete Bolonha. Jean Negrão, um dos organizadores do evento, afirmou que os integrantes do coletivo estavam emocionados em, finalmente, ocupar alguns espaços da cidade. “A sociedade nos demonizou, então transformamos essa demonização para devolvê-la à cidade de Belém em formato artístico e com qualidade”.

“Fiquei muito impressionada com a história e a arte que o coletivo Themonias apresentou na noite de hoje. Eu vim esperando contemplar a arte drag da montação e da maquiagem, mas ao chegar fui surpreendida por toda uma narrativa de uma história de luta por reconhecimento dessas artistas. Fiquei emocionada”, comentou a jovem Larissa Santos.

A programação da  I Semana de Arte Themonia continua:

25/3 – Sexta – Auditório Acyr Castro (Memorial dos Povos)
18h30 – Exibição dos documentários “Lauraete – Xan Marçall” e “Corpo Travesti – Flores Astrais”, seguida de um bate-papo sobre as produções exibidas.
19h30 – Roda de conversa sobre a produção de moda e figurino no universo das Themonias e drag queens na cena paraense.

26/3 – Sábado – Anfiteatro do Memorial dos Povos
17h –  Show cultural, atrações musicais, performances, mini desfile performático, discotecagem e feirinha de produtos.