O que você procura?

Você está em: FUMBELMemorial dos PovosMemorial dos Povos recebe reunião do Iphan para celebrar tacacazeiras e realiza Balaio Cultural

Memorial dos Povos recebe reunião do Iphan para celebrar tacacazeiras e realiza Balaio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Sacaca/Ufopa), prestarão informações e ouvirão propostas e demandas das tacacazeiras do Pará, visando o registro do ofício de tacacazeira como patrimônio cultural do Brasil. A ação faz parte de uma pesquisa em andamento nos estados da região Norte (Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins).

Balaio – Além de uma reunião com as tacacazeiras, o Iphan também leva à sala Vicente Salles um evento aberto ao público, o Balaio Cultural: Especial Mês das Mulheres.  A programação será nesta quarta-feira, 20 de março. O evento do Iphan conta com o apoio da Prefeitura de Belém, através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). 

A partir das 14h30, o “Balaio Cultural”, leva ao público uma oportunidade de celebrar a cultura, a história e o papel das mulheres na preservação do patrimônio cultural brasileiro. 

Homenagem – Haverá rodas de conversa com mulheres detentoras de cultura, palestras sobre cooperativismo e associativismo para mulheres em parceria com o Serviços Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), uma feira de artesanato e gastronomia paraense, além de apresentações culturais dos grupos de mulheres, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

 “O objetivo do evento é dar voz e visibilidade às mulheres que contribuem para a estruturação cultural do Brasil, como é o caso das Tacacazeiras. Todas as mulheres envolvidas na preservação do patrimônio cultural serão homenageadas neste momento especial”, explica a superintendente do Iphan no Pará, Cristina Vasconcelos.

Programação do Balaio Cultural

14h30 – Abertura do Evento

15h00 – Palestra: Empreendedorismo e Patrimônio Cultural – Sebrae – PA

16h00 – Roda de Conversa: Elas fazem cultura – Mediadora: Cristina Vasconcelos

17h00 – Apresentações Culturais e Feirinha de Artesanato e Gastronômica

Serviço:

Evento: Reunião do Iphan com Tacacazeiras do Pará, às 9h (fechada ao público) e Balaio Cultural: Especial Mês das Mulheres, a partir das 14h30, com programação para o público. Nesta quarta-feira, 20, no Memorial dos Povos, Av. Gov. José Malcher, 257 – Nazaré. Gratuito.

Texto:

Vagner Mendes