Você está em: FUMBELNotíciasObras do Palacete Pinho estão 40% concluídas e já em 2023 Belém terá novo palco para ensinar todas as artes

As obras de reforma e restauração do Palacete Pinho estão 40% concluídas. O prédio vai abrigar as atividades do Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace) da Prefeitura de Belém.

No final da tarde desta terça-feira, 18, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou o espaço e acompanhou o avanços do serviços do Pinho, localizado na rua Dr. Assis, 586, na Cidade Velha.

A obra tem investimento de R$ 5 milhões, iniciou em dezembro de 2022 e a expectativa é que seja concluída e entregue no final do segundo semestre deste ano de 2023.

Palacete das Artes

No local funcionará um Núcleo de Artes, coordenado pela Secretaria Municipal de  Educação (Semec), onde serão desenvolvidos todos os tipos de linguagens artísticas, como aulas de canto, formação de corais, com acesso a cursos preparatórios em ensaios semanais.

“O Palacete Pinho será transformado no Palacete das Artes. Será tranformado em um espaço de formação de crianças e jovens de Belém pelo amor às artes, na construção de uma sociedade na qual a cidadania seja um direito de todos”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.

O Palacete é considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um dos exemplares mais característicos o ápice econômico proveniente do Ciclo da Borracha.

Avanço

Atualmente os serviços se concentram na pintura dos pavimentos superiores. A parte de revitalização já foi iniciada, assim como o restauro das ferragens, gradis e corrimãos. Nas calhas também já foram iniciados os processos de restauração.

O prefeito Edmilson Rodrigues também visitou um prédio, ao lado do Palacete Pinho, que será parte de todo o conjunto arquitetônico do Núcleo de Artes. O local está em bom estado de conservação e será integrado ao Palacete.

Victor Miranda