O que você procura?

Você está em: FUMBELNotíciasPalacetes históricos do bairro de Nazaré ganham visita guiada e exposição

Palacetes históricos do bairro de Nazaré ganham visita guiada e exposição

O patrimônio e a história de Belém seguem muito vivos no coração e no imaginário dos cidadãos. Em um sábado ensolarado, clima atípico para meados de janeiro, muita gente aguardava para uma programação que começaria cedo e só terminaria no meio do dia. 

A programação cultural oferecida pela Prefeitura de Belém, na manhã deste sábado, 15, foi organizada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e contou com passeio guiado, que foi finalizado com uma exposição no Palacete Bolonha. 

Rota dos Palacetes – Pontualmente às 8h15 da manhã, o professor Michel Pinho, presidente da Fumbel, deu início à uma caminhada, que tinha como objetivo discutir a respeito da construção de palacetes centenários, localizados no bairro de Nazaré, e sua relação com a história e urbanização da cidade. 

O intinerário iniciou-se no Palacete Mac Dowell e seguiu rumo aos palacetes Augusto Montenegro, José Júlio de Andrade, José Leite Chermont, Barão do Guamá, Facióla, Guilherme Paiva e Bolonha. 

O professor Michel Pinho conduziu o grupo enquanto ministrava explicações sobre o contexto histórico, a construção e a relação dos edifícios com a cultura e o patrimônio da cidade. 

Democratizar o acesso à história – “As pessoas participaram do nosso roteiro para conversar sobre os palacetes e a urbanização da cidade. Isso mostra a potência que a Fumbel atingiu no último ano, no sentido de não só valorizar o patrimônio, mas também democratizar o acesso à história da cidade. Ficamos muito felizes em cumprir com nossa missão institucional”, enfatiza Pinho. 

O percurso finalizou no Palacete Bolonha, onde servidoras aguardavam o público para a inauguração da exposição Rota dos Palacetes, com curadoria e textos da diretora do Museu Casa Francisco Bolonha, Rosa Arraes. 

Exposição – O público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as edificações, que visitaram mais cedo, por meio de textos e fotografias expostas nas paredes dos salões do Palacete Bolonha. 

“Foi incrível, sensacional! Não podemos deixar de destacar o acolhimento das pessoas que trabalham no palacete. Todos muito solícitos e gentis. Isso, com certeza, é a primeira coisa que a gente observa. Sem falar na quantidade de informação sobre os monumentos e a história que tivemos a oportunidade de absorver, hoje”, comentou Patrick Cunha, que participou da caminhada pelos palacetes e também da exposição. 

Palacete Bolonha – O público pôde visitar o Bolonha, por meio de uma escala de revezamento organizada pelas servidoras presentes no local, sempre cuidadosas com os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos de saúde, como uso de máscaras, álcool e distanciamento. A visita foi guiada por servidoras do município que acompanhavam e ministravam explicações sobre a exposição. 

“Para nós, que fazemos parte da equipe que está à frente do Palacete Bolonha, é uma alegria muito grande estar vendo nosso projeto Rota dos Palacetes acontecendo. Estamos trabalhando nas pesquisas e no roteiro, desde o ano passado para que pudéssemos, no aniversário de Belém, proporcionar o diálogo da população com esse patrimônio arquitetônico tão importante e tão próximo do centro histórico da cidade”, destaca Raquel Ferreira, servidora responsável pelas visitas guiadas ao palacete.

A exposição “Rota dos Palacetes” ficará disponível no Bolonha e o público poderá apreciá-la durante as visitas guiadas, que ocorrem às terças e quintas-feiras. As visitas ocorrem por agendamento, que pode ser feito via WhatsApp por meio do número (91) 98417-5894.