Você está em: FUMBELNotíciasPrefeitura abre as portas do Palacete Bolonha em horário especial

Prefeitura abre as portas do Palacete Bolonha em horário especial

O resgate e a devolução dos patrimônios públicos à população fazem parte das principais metas da atual gestão da Prefeitura de Belém. Por esse motivo, a reabertura da Casa Museu Francisco Bolonha é considerada um marco da política pública municipal em relação à preservação da história da cidade.

Diante disso, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) oferece aos belenenses uma programação especial de visitão ao Palacete Bolonha, em Nazaré, com dias e horários excepcionais para atender, sobretudo, às pessoas que trabalham em horário comercial.

O início da programação especial está marcado para a próxima segunda-feira, 6, com visita guiada às 18h30, para que os visitantes conheçam a série fotográfica “Imagens de ontem para a Belém de hoje”.

A visita segue com uma roda de conversa, mediada pelo professor Michel Pinho. Por conta das limitações do prédio tombado e também da pandemia da covid-19, somente 20 pessoas poderão participar do evento cultural.

Mas a agenda continua nos próximos sábados, dias 11 e 18, das 10h às 16h, com visita guiada sem a necessidade de agendamento. Nestas mesmas datas, o Palacete Bolonha também vai oferecer apresentações da Fundação Carlos Gomes, às 17h.

Raquel Ferreira, servidora responsável pela visita guiada ao Palacete Bolonha, espera que mais oportunidades como essa ocorram a partir de agora.

“Visitas fora de horário comercial são um anseio da população. Assim, buscamos tornar o Palacete Bolonha um espaço de pertencimento da nossa população, porque faz um diálogo com o patrimônio, com a arquitetura e com a história de Belém, uma cidade que é referência nesses assuntos”.

Segundo o presidente da Fumbel, Michel Pinho, um dos objetivos das atividades com horários diferenciados é contemplar trabalhadores que, ainda, não tiveram a oportunidade de conhecer o Bolonha. “Mais que ver o Palacete, os visitantes conhecerão um pouco da história arquitetônica da Belém dos últimos 200 anos”.

Além da disponibilização de informações sobre o Palacete Bolonha, por meio de QRcodes em português, inglês, espanhol, a visita guiada também conta com o suporte de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Serviço:

Programação especial do Palacete Bolonha

Data: 6 de dezembro de 2021, às 18h30

Visita guiada, seguida com exibição da série fotográfica “Imagens de ontem para a Belém de hoje” e roda de conversa

Inscrição: (91) 98417-5894 (http://wa.me/5591984175894);

Data -11/12, das 10h às 16h, sem agendamento e apresentação da Fundação Carlos Gomes, às 17h;

Data – 18/12, das 10h às 16h, sem agendamento e apresentação da Fundação Carlos Gomes, às 17h.