Você está em: FUMBELArraialPrefeitura de Belém dá apoio aos arrastões e oficinas do Arraial do Pavulagem

Prefeitura de Belém dá apoio aos arrastões e oficinas do Arraial do Pavulagem

Os tradicionais arrastões juninos do Arraial do Pavulagem vão ocorrer nos dias 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho. As oficinas já começam no dia 10 de maio. Com 36 anos de trajetória, este ano, o Arraial  do Pavulagem traz temática de reconhecimento da importância e valorização ao trabalho desenvolvido pelas mulheres na cultura popular.

A Prefeitura de Belém reafirma, em 2024, o apoio em mais uma edição dos arrastões do Arraial do Pavulagem. “Nós sabemos que o Arraial trabalha muito com a questão da educação e de uma forma coletiva, junto com a comunidade. A gente tem a honra de apoiar, de forma conjunta com as secretarias municipais de Belém, organizando e ajudando a fazer o melhor, para que tudo ocorra de maneira tranquila e bem executada”, reforça o diretor-geral da Fumbel, Jamil Mouzinho.

Mestras da cultura popular

O tema dos arrastões deste ano será “Arraial do Saber”, que celebra a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular do Pará, destacando o papel fundamental das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia. “O Batalhão de Estrelas é composto por cerca de 65% de mulheres. Fico feliz por estarmos dando esses passos e evoluindo valorizando sempre nossa cultura”, enfatiza Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, instituição criada em 2003 para contribuir, transmitir e fortalecer o saber oral tradicional.

As oficinas preparatórias para o arrastão juninho já se iniciam dia 10 e seguem até 12 de junho, sendo marcadas por vivências culturais didáticas para os inscritos. Durante esse período, os participantes aprenderão as seguintes modalidades: percussão, perna de pau, dança e brinquedos animados. Depois de iniciados, eles se juntarão aos membros mais experientes do Batalhão da Estrela.

Programação

No dia 13 de junho, serão realizados o Traslado Fluvial dos Mastros, o Ensaio Geral do Batalhão da Estrela e a Levantação dos Mastros, com atividades concentradas na Escadinha e na Praça Waldemar Henrique, no centro de Belém. Depois, os Arrastões do Pavulagem tomarão as ruas da capital paraense com muita música, festa e elementos culturais da Amazônia.

Trajeto

A concentração será na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. Em seguida, o cortejo avança pela Avenida Presidente Vargas, pela Rua Municipalidade e segue até a Praça Waldemar Henrique, onde ocorrerão os shows da banda Arraial do Pavulagem e uma festa repleta de cultura

O Arrastão do Pavulagem 2024 é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem e conta com a parceria da Equatorial Pará, Governo do Estado e Prefeitura de Belém.

Vagner Mendes