Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura de Belém e Instituto Pedra realizam mais uma sessão do Olympia na Rua

As obras de requalificação do tradicional Cine Olympia foram iniciadas em março deste ano e, enquanto estiverem em andamento, uma iniciativa promete levar o público, mesmo assim, ao cinema, com a diferença de uma nova experiência: ver cinema na rua! Até o ano que vem, serão realizadas ao todo 10 sessões, bem em frente ao Cine Olympia, próximo à Av. Presidente Vargas.

A próxima sessão será realizada no domingo, 7 de julho, a partir das 18h. O público terá oportunidade de assistir mais cinco filmes de diretores de Belém, com a curadoria de Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), que é ainda o apresentador do evento.

Cinematografia paraense

A sessão será aberta com o vídeo clipe Arraial Do Pavulagem – Boi Da Estrela (2024), com argumento e direção de Leandro Moreira e Junior Soares. Também estão na programação as animações Contos Mirabolantes – O Olho Do Mapinguari, de Andrei Miralha e Petronio Medeiros; e Apoptosis (2023), de Brenda N. L. Bastos; além de Ribeirinhos do Asfalto, de Jorane Castro;  e Olhares do Norte Pará – Episódio 1 – Miguel Chikaoka, documentário de Fernando Segtowick.

A primeira edição ocorreu no dia 9 de junho e, mesmo debaixo do temporal que caiu naquele domingo, a sessão ficou lotada para ver os curtas paraenses que abriram o Olympia de Rua. Foram exibidos Cadê o Verde que Estava Aqui (2011), de Biratan Porto; Onda: Festa da Pororoca (2005) e O Rapto do Peixe Boi (2009), ambos de Cássio Tavernard; Brinquedo Perdido (1962), de Pedro Veriano; e Olhares do Norte: Pará (2024), documentário de Fernando Segtowick – Episódio Elza Lima. As 100 cadeiras disponibilizadas foram ocupadas.

Nesta segunda edição, também haverá 100 lugares disponíveis para sentar. Por isso, se atrasar, a dica é levar a sua própria cadeira. O público também terá à disposição uma estrutura coberta, banheiros químicos, equipe de segurança e primeiros socorros, intérprete de LIBRAS, além de sistemas profissionais de projeção e som.

O evento contará com representantes da Prefeitura de Belém, do Instituto Cultural Vale, do Banco da Amazônia e do Instituto Pedra, instituições parceiras do projeto. “Além de ser um ótimo programa cultural e uma oportunidade de conhecer mais sobre a cinematografia paraense, esses encontros serão uma forma de manter o público belenense e todos os fãs do cinema por dentro das atualizações do processo de restauração. O retorno do Olympia em 2025 já é uma realidade e todos estão convidados a participar desse processo”, ressalta o diretor-presidente do Instituto Pedra, Luiz Fernando Almeida.

A requalificação do Cinema Olympia

Várias frentes compõem esse trabalho, entre eles a restauração e modernização tecnológica do espaço – incluindo medidas de acessibilidade –, a elaboração de um plano de manutenção, gestão e programação cultural, além da realização de um programa educativo com visitas monitoradas e a produção de um videodocumentário sobre a história do próprio Cinema Olympia.

A gestão do projeto de requalificação do Cinema Olympia é feita pelo Instituto Pedra, em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e apoio do IPHAN, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e copatrocínio do Banco da Amazônia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto também foi selecionado pelo edital Resgatando a História, do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento.

Mostra de Cinema Olympia na Rua
Quando: 2ª edição será domingo, 7 de julho de 2024, às 18h
Local: Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 918, Campina (em frente ao Cinema Olympia)
Entrada: gratuita e por ordem de chegada