Você está em: FUMBELNotíciasPrefeitura ouve moradores e fazedores de cultura de Cotijuba sobre demandas da cultura popular

Uma audição movimentou lideranças culturais, mestres e mestras, fazedores de cultura, lideranças comunitárias e moradores da ilha de Cotijuba. A ação foi realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (FUMBEL). As audições são planejadas para ouvir a população e os segmentos culturais, com o objetivo de saber suas necessidades primárias. Com estes dados, são viabilizados suportes para que as atividades se desenvolvam.

Audições mostram as demandas

Esta é mais uma de várias rodadas de audições realizadas pela FUMBEL para ouvir a comunidade sobre projetos que fomentem a cultura. A reunião aconteceu na quarta-feira, 03, no TapereBar, na Praia do Amor, em Cotijuba.

Durante a reunião, foram apresentadas várias demandas da população, como a criação de um espaço físico destinado à cultura, para oficinas, profissionalização dos jovens da ilha, apresentações artísticas, de cinema: o barracão é importante porque vai melhorar outras demandas, de cultura, e também de transporte, da economia criativa e do turismo.

Espaço Cultural

‘‘A gente consegue ouvir dos moradores o quão importante seria ter, nesta ilha, um espaço de museu, de biblioteca, de cinema e de profissionalização de jovens e adultos. Eles apresentaram várias demandas culturais que possam trazer para a ilha outra perspectiva cultural e econômica’’, disse Gorette Figueiredo, diretora da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha.

Para Luiz Nunes, chefe de Divisão da Ilha de Cotijuba, ter um espaço cultural ajudará a fomentar não só a cultura na ilha, ma, muito fortemente, o turismo. ‘‘O fomento da cultura aqui na ilha será muito importante não só para a população local, mas também para visitantes, porque poderemos oferecer vários cursos, como teatro, dança e até gastronomia’’, disse Luiz.

Ouvir o povo

O diretor geral da Fumbel, Jamil Mouzinho, afirma que na atual gestão municipal a cultura é uma diretriz e por isso há esse olhar mais precioso aos fazedores e fazedoras de todos os bairros, ilhas e distritos.

‘‘Dando continuidade às audições que os técnicos da Fumbel fazem em vários distritos de Belém, nós estivemos recentemente em Cotijuba, ouvindo os fazedores de cultura e a população em geral, para de alguma forma tentar viabilizar um centro cultural na ilha”, destaca Mourzinho. “Isso faz parte da nossa política, da política cultural do município: a Prefeitura pretende atender, dentro do possível, esses anseios que partem dos segmentos culturais e da própria população’’.

Participaram da reunião representantes da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), da Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira (Funbosque), do Ecomuseu da Amazônia e Chefia de Divisão da ilha de Cotijuba.

Texto:

Michel Jorge