Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Sesma lança projeto de saúde mental nas unidades municipais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) lançou nesta sexta-feira, 28, o projeto Promovendo Saúde Mental na Atenção Primária.

A ação ocorreu na Unidade Municipal de Saúde do Satélite. O objetivo é fazer um trabalho padronizado nas unidades sobre tratamento da Saúde Mental na rede municipal de Saúde.

Os servidores da UMS serão qualificados para o acompanhamento das demandas básicas da saúde mental. Também serão ampliadas as ofertas terapêuticas de saúde mental com oficinas para geração de renda, em parceria com a comunidade, igrejas, centros comunitários e ONGs.

O vice-prefeito, Edilson Moura, participou do lançamento do projeto, acompanhando o diretor do Departamento de Ações em Saúde, Vitor Nina, secretário especial de Cidadania e Direitos Humanos, Max Costa, representante do Movimento de Luta Antimanicomial, Antônio Senna, além do vereador de Belém, Fernando Carneiro.

O vice-prefeito enfatizou que a sua parceria com a saúde mental vem desde que ele era Secretário de Cultura do Estado e também, que sempre trabalhou pela inclusão das pessoas com sofrimento mental nas ações culturais da cidade.

A coordenadora da Referência Técnica Municipal de Saúde Mental, Ester Souza, explicou sobre a importância do projeto. “Com esse projeto piloto será disparado um processo de investimento na formação para essas equipes da atenção primária, para que possam promover ações de saúde mental para além da dispensação de medicamentos”.

Na apresentação do projeto, o cantor Luick Stewart e o grupo de carimbó da comunidade participaram da programação cultural, além do grupo de contadores de história Ayvu Rapyta.

O projeto começará a ser implementado em quatro unidades: Maracajá, em Mosqueiro, Terra Firme, Cremação e Satélite, através de capacitação das equipes, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente.

Eles vão aprender sobre: Abordagem terapêutica psicossocial e farmacológica do paciente em saúde mental, construção de protocolo de atendimento e organização de política de saúde, capacitação e atualização do manejo à crise em saúde mental.

Texto:
Carolina Boução

Redes Sociais