Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Mostra Cultural do Arraial de Belém com teatro de pássaros e cordões de bichos começa na sexta-feira, 28

Depois de quadrilhas, bumbás , parafolclóricos, carimbó e toada, chegou a vez dos Pássaros Juninos e Cordões de Bichos brilharem no nosso arraial! Promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém, a Mostra Cultural II do Arraial Tamo Junto e Misturado, será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, em diversos espaços culturais de Belém, incluindo os distritos de Outeiro e Icoaraci.

“É preciso ressaltar que os Pássaros Juninos e os Cordões de Bichos são manifestações genuinamente paraenses. A Fumbel é fomentadora incondicional para que as apresentações cheguem até o grande público. Será um momento único de valorização da nossa cultura local”, ressalta o diretor-geral da Fumbel, Jamil Mouzinho.

A Mostra Cultural II busca proporcionar uma experiência única ao público que deseja vivenciar de perto a riqueza da cultura de Pássaros e Bichos, fortalecendo as tradições locais e incentivando a participação da comunidade. Em nove espaços espalhados pelos bairros de Belém, incluindo a Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos, e os distritos de Icoaraci e Mosqueiro, as apresentações prometem encantar o público, garantindo momentos de alegria e celebração. 

Sala Vicente Salles

A programação da II mostra começa na sexta-feira, 28, na Sala Vicente Sales, no Memorial dos Povos, com a apresentação do Coletivo Pássaro Junino Ararajuba, às 19h30. Logo em seguida, às 20h30, o grupo cultural Pássaro Junino Tem Tem do Guamá sobe no palco para se apresentar. 

“Estamos com uma programação diferenciada. Esperamos que todos possam se deliciar com as apresentações que serão realizadas. Os pássaros e os cordões são resistência. Lutamos para que essas manifestações se perpetuem por muitos e muitos anos nos bairros de Belém”,  declara Antônio Ferreira, guardião do Pássaro Junino Tem Tem do Guamá.

No dia 29, sábado, a programação contará com as apresentações do Pássaro Tucano, às 16h30, e do O Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro, às 18h. No dia 30, último dia da programação, o grupo Pássaro Junino Pequeno Guará iniciará o evento pela manhã, às 10h. Retomando às 18h, o Pássaro Junino Suindara encerrará as apresentações realizadas no Memorial dos Povos.

Cultura pela cidade

Paralelamente, e simultaneamente, outros espaços culturais e educacionais também estarão recebendo os grupos culturais. No dia 28, iniciando às 20h, a programação contará com as apresentações do Grupo Cordão De Bicho Oncinha, na Toca da Onça (Rua Santa Isabel, 615) e do Grupo Pássaro Junino Sabiá, na Sede 1º De Dezembro Futebol Clube, no bairro Marco.

No dia 29 de junho, às 18h, o Grupo Pássaro Junino Beija Flor se apresentará no Auditório do Colégio Zacarias Assunção, no bairro do Guamá, e o Grupo Cultural Cordão de Bicho Bacu se apresentará na Praça Matriz, em Icoaraci, às 19h. No dia 30, a Embaixada de Samba do Império Pedreirense terá as apresentações do Pássaro Junino Papagaio Real,  às 19h, e do  Pássaro Junino Rouxinol, às 20h.

“Nossas crianças estão ansiosas para se apresentar nesta semana. Nossos preparativos estão indo de vento e poupa, todo mundo já está pronto e estamos só aguardando essa grande oportunidade que a Fumbel está nos dando. Eu agradeço muito por esse momento que temos de mostrar a nossa cultura e faremos uma grande apresentação”, declara Maria Rita, Guardiã do Grupo Cultural Cordão de Bicho Bacu.

Ainda no dia 30, o Grupo Junino Cordão de Pássaro Tem-Tem do Outeiro se apresentará às 20h no Ponto de Cultura Casa da Mestra Zula (Avenida Paulo Costa nº 2217 – Outeiro), enquanto o Pássaro Junino Pavão se apresentará às 21h no Ponto de Cultura Acena (Conjunto Maguari, Alameda Dezenove, 14). Encerrando a programação, o Pássaro Junino Pavão também estará se apresentando no Ver-o-Rio, às 17h30.

Tradição

Criados no Pará pela própria população, os Pássaros Juninos e os Cordões de Bicho são manifestações culturais que envolvem apresentações teatrais, danças e encenações, assim se tornando grandes espetáculos folclóricos da Amazônia. Protagonizadas por integrantes vestidos com fantasias, os grupos são compostos por dançarinos, músicos, brincantes e artistas, homenageando os pássaros da região.

Mostra Cultural II – Pássaros Juninos e Cordão de Bichos
Sala Vicente Salles
:
28/06 – 19h30 – Grupo: Coletivo Pássaro Junino Ararajuba. Local: Sala Vicente Salles
28/06 – 20h30 – Grupo: Pássaro Junino Tem Tem Do Guamá. Local: Sala Vicente Salles
29/06 – 16h30 – Grupo: Pássaro Tucano. Local: Sala Vicente Salles
29/06 – 18h – Grupo: Cordão De Pássaro Colibri De Outeiro. Local: Sala Vicente Salles
30/06 – 10h – Grupo: Pássaro Junino Pequeno Guará. Local: Sala Vicente Salles
30/06 – 18h  – Grupo: Pássaro Junino Suindara. Local: Sala Vicente Salles

Sexta, 28
28/06 – 20h – Grupo: Cordão De Bicho Oncinha. Local: Toca Da Onça (Rua Santa Isabel, nº 615)
28/06 – 20h – Grupo: Pássaro Junino Sabiá. Local: Sede 1º De Dezembro Futebol Clube (R.Jabatiteua, 251 – Marco)

Sábado, 29
29/06 – 18h – Grupo: Pássaro Junino Beija Flor. Local: Auditório Do Colégio Zacarias Assunção (Rua Barão De Mamoré, S/N – Guamá)
29/06 – 19h – Grupo:Grupo Cultural Cordão De Bicho Bacu. Local:Praça Matriz – Icoaraci

Domingo, 30
30/06 – 19h – Grupo: Pássaro Junino Papagaio Real. Local: Embaixada De Samba Do Império Pedreirense
30/06 – 20h – Grupo: Pássaro Junino Rouxinol. Local: Embaixada De Samba Do Império Pedreirense
30/06 – 20h – Grupo: Grupo Junino Cordão De Pássaro Tem – Tem Do Outeiro. Local: Ponto De Cultura Casa Da Mestra Zula (Avenida Paulo Costa Nº 2217 – Outeiro)
30/06 – 21h – Grupo: Pássaro Junino Pavão. Local: Ponto De Cultura Acena (Conjunto Maguari, Alameda Dezenove, nº 14)
30/06 – 17h30 – Grupo: Pássaro Junino Pavão. Local: Ver-O-Rio.

Texto:

Vagner Mendes