Você está em: FUMBELNotíciasPrefeitura de Belém lança edital para seleção de júri do Carnaval 2024

Prefeitura de Belém lança edital para seleção de júri do Carnaval 2024

As inscrições para júri do carnaval 2024 seguem até 10 de janeiro

Democratizar, diversificar e descentralizar o carnaval 2024. É com esse objetivo que a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), realizará o carnaval 2024. A programação inicia com o desfile de escolas de samba e blocos, nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, de 10 a 13 de fevereiro. Já em Belém, com os desfiles das Escolas de Samba e Blocos carnavalescos, será de 23 de fevereiro a 2 de março, na Aldeia Cabana.

Todos os blocos e escolas serão avaliados pelo júri, que será selecionado em edital. Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas, porém, os candidatos devem ter conhecimento e experiência comprovada na área artística e cultural, além de formação acadêmica na área das artes – artes visuais, audiovisual, carnaval, cultura, dança, design, literatura, moda, música, teatro e arquitetura.

Avaliação – Cada candidato a jurado do carnaval poderá se inscrever em até duas opções de quesito de julgamento. Os quesitos de julgamento para as escolas de samba dos grupos 1º, 2º  e 3º são: Alegoria; Bateria; Comissão de Frente; Enredo; Evolução; Fantasia; Harmonia; Mestre-sala e Porta-bandeira; Porta-estandarte e Samba-enredo. Já os quesitos avaliativos dos blocos carnavalescos são: Bateria; Samba de Avenida; Fantasia; Empolgação e Grupo de Apresentação.

Ao todo, 130 julgadores serão selecionados. O resultado preliminar com os selecionados será divulgado no dia 16 e o resultado final será divulgado no dia 23 de janeiro. De acordo com o cronograma, ainda no final de janeiro ocorrerá a reunião geral com os julgadores para os certames decisivos do carnaval 2024. Acesse o site da Fumbel e leia o edital para obter mais informações.

Serviço:

Edital para Jurado do Carnaval 2024 – Inscrições de 28/12/2023 e 10/01/2024, pelo site https://fumbel.belem.pa.gov.br/editais/. A ficha de inscrição deve ser baixada e preenchida para ser enviada junto com os demais documentos solicitados, para o e-mail: inscricaojuradocarnaval24@gmail.com.

(Texto do jornalista Vagner Mendes)

Luciana Medeiros