O que você procura?

Você está em: FUMBELNotíciasBiblioteca Pública Municipal Avertano Rocha abre as portas para contação de histórias

Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha abre as portas para contação de histórias

A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha (BPMAR) deu mais um passo em direção à reabertura do espaço na noite de ontem, 28. A Cia. Girândola de Contadores de História utilizou o espaço da Biblioteca para a transmissão do espetáculo “Liv’Em Histórias”. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc da SECULT e a apresentação foi realizada com público reduzido. Além disso, a BPMAR adotou protocolos de segurança, como a medição de temperatura e o distanciamento entre os espectadores.  

O projeto ‘De Portas Abertas’ permite que a comunidade artística solicite o espaço da Biblioteca para produções culturais. Recebemos oficinas, exposições, apresentações teatrais ou musicais e outras atividades que respeitem as limitações do prédio tombado e do momento de pandemia que vivemos.”, explica Gorete Figueiredo, Diretora da BPMAR.

A Cia. Girândola de Contadores de História já é prata da casa. Parte do elenco se formou no projeto “Arte Vida”, que oferecia oficinas de iniciação artística e cultural na BPMAR, ainda na primeira gestão de Edmilson Rodrigues.  

Todo o elenco passou pela Biblioteca. Eles frequentaram o espaço como estudantes, servidores, participantes de oficinas e oficineiros. A Cia. também fez parte do grupo que se uniu em prol da revitalização do espaço, antes da reforma feita na primeira gestão do Edmilson Rodrigues. Por isso, é mais do que justo eles estarem ocupando este espaço.”, completa Gorette. 

Inicialmente, o grupo utilizaria o espaço da Biblioteca apenas para os ensaios. Porém, a ideia de também realizar a transmissão da live da BPMAR e a possibilidade de contar com um público reduzido foi bem recebida por todos. A apresentação serviu ainda como um presente à Biblioteca, que completou 49 anos na última semana, e se prepara para a reabertura do espaço, prevista para acontecer junto com o retorno das aulas presenciais da rede pública. 

Evanildo Mercês, integrante do elenco, também reforçou essa parceria de longa data com a BPMAR. “A Cia. Girândola de Contadores de História existe há 5 anos. Porém, atuamos com a contação de história há muito tempo, desde o Ônibus Biblioteca Levy hall de Moura, implantado pelo Edmilson nas gestões passadas. Já estamos construindo a terceira geração de agentes culturais e sempre nessa parceria com a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, porque também temos um compromisso com a promoção da leitura e em fazer da Biblioteca um espaço vivo.”, disse ele.

Texto
Amanda Pinho
ASCOM Fumbel