Você está em: FUMBELMabePrefeitura de Belém participa da 50ª edição do Circular Campina Cidade Velha

Prefeitura de Belém participa da 50ª edição do Circular Campina Cidade Velha

A 50ª edição do Circular Campina Cidade ocorre neste primeiro domingo de abril, 7, e conta com a participação da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), oferecendo uma programação cultural variada e gratuita para toda população da capital paraense. Nesse dia, os espaços administrados pela Fumbel, como o Memorial dos Povos e o Museu de Arte de Belém (Mabe), estarão de portas abertas a partir das 9h.

Durante a realização do Cirucular 2024, a Fumbel vai fazer um recorte pensado, especialmente, à capital paraense: o Museu de Arte de Belém será palco de uma seleção da 35ª Bienal de São Paulo intitulada “Coreografias do Impossível”. A exposição é aberta nesta terça-feira, 3, e permanece até o dia 26 de maio. No domingo do Circular, a visitação ao Mabe ocorrerá das 9h30 às 16h30, de forma gratuita.

“A Bienal traz um novo olhar cultural para a cidade de Belém. Receber esta exposição internacional enriquece o nosso cenário e consolida o compromisso da cidade com a promoção e difusão das artes. Ao abrigar esse recorte da Bienal, estamos proporcionando acesso à obras de artistas de renome, assim, enriquecendo o diálogo entre diferentes expressões artísticas e ampliando os horizontes da nossa comunidade”, ressalta Inês Silveira, Presidente da Fumbel.

Museu Casa Francisco Bolonha

Como nas edições anteriores, o Museu Casa Francisco Bolonha terá visitas guiadas das 9h às 13h, de hora em hora. Com essa, o museu participa da programação pela 6ª vez e possibilita ao público conhecer o espaço, que destaca os principais pontos sobre sua história e relação com a Belém.

“A nossa participação no Circular é uma grande oportunidade para os visitantes conhecerem o museu no domingo, dia que normalmente não é aberto ao público, e também saber mais sobre a história da nossa cidade, da nossa arquitetura, em particular do Palacete Bolonha”, diz a diretora do Museu Casa Francisco Bolonha, Rosa Arraes.

Moda circular no Memorial dos Povos

Na Sala Vicente Salles, que fica no Memorial dos Povos, vai ocorrer mais uma edição do encontro de brechós Bora Garimpar Belém, no período das 9h às 14h. A ideia é impulsionar o mercado local com mulheres empreendedoras que se dedicam à moda circular, sustentável e autoral.

“O Memorial dos Povos foi escolhido mais uma vez como local para o nosso encontro por proporcionar uma experiência única e nos dar a chance de explorar um belo espaço cultural da nossa cidade”, comenta Ana Gibson, idealizadora do Bora Garimpar Belém. Além de proporcionar oportunidades de compras, a população é convidada a participar de uma feira de gastronômica, focada na culinária japonesa.

Serviço

35ª Bienal de São Paulo – Museu de Arte de Belém – Mabe, das 9h30 às 16h30. Praça Dom Pedro II, 2 – Cidade Velha.

Memorial dos Povos:

Museu Casa Francisco Bolonha, das 9h às 13h

Bora Garimpar Belém – Sala Vicente Salles – 9h às 14h

Endereço: Av. Gov. José Malche, 257, bairro Nazaré.

Vagner Mendes