Você está em: FUMBELNotíciasDesign sustentável e reciclagem são destaque em exposições abertas na Biblioteca Municipal Avertano Rocha

Na busca de se consolidar como espaço vivo cultural, a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha (BPMAR) abriu sua pauta para três mostras contempladas pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

“As exposições acontecem dentro do Projeto De Pauta e Portas Abertas, que tem por objetivo ampliar o acesso aos bens culturais produzidos, possibilitando ao público visitante outras formas de leitura, respeitando as limitações do prédio tombado e também do momento de pandemia que vivemos”, explica a diretora da BPMar, Gorette Figueiredo.

A exposição “Arte que vem do Lixo” é apresentada por Vanessa Lima, que busca conscientizar as pessoas sobre a importância do reaproveitar, dando utilidade, nova vida e um novo significado a objetos. Dentre os objetos, ela apresenta uma forma de pizza encontrada no lixo transformada em espelho com requinte e modernidade e um balde de tinta, que se tornou organizador.

Com o propósito de reeducar as pessoas para um outro olhar quanto ao refugo de matérias-primas, Helen Juliana de Sá exibe a “É Pau é Pedra”. São produtos de madeira e mármore confeccionados a partir do que seria descartado por empresas.

O artista e filósofo André Freitas apresenta o Projeto “Imersão – processos de criação e ecodesign na Olaria do espanhol”, que aborda uma perspectiva de design sustentável, considerando dimensões sociais, culturais e ambientais.

“Nossos projetos têm um objetivo em comum, que é trabalhar com arte sustentável. O objetivo do designer é tentar ver uma outra forma de resolver problemas. O designer sustentável foca na questão do meio ambiente. É muito importante mostrar para a sociedade que objetos que são descartados, podem ganhar uma nova identidade para gerar renda e diminuir os impactos ambientais, principalmente na nossa região amazônica”, comenta André Freitas.

A diretora do Museu de Artes de Belém, Christiane Santos, celebra a parceria para a montagem da exposição. “A participação na curadoria da exposição 03 Design possibilitou a aproximação com as ações promovidas na Biblioteca Avertano Rocha, bem como integra um trabalho conjunto na Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) que vem fortalecendo o compromisso do nosso trabalho com a cultura do município de maneira descentralizada”.

Serviço:

Exposições “Arte que vem do Lixo”; “É Pau é Pedra” e “Imersão – processos de criação e ecodesign na Olaria do espanhol”.
De 14/10 a 22/10 – Segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha – Rua Siqueira Mendes com avenida São Roque, S/N, Cruzeiro-Icoaraci.