O que você procura?

Você está em: FUMBELMuseu Casa Francisco BolonhaMúsicistas da Fundação Carlos Gomes se apresentam no Museu Palacete Bolonha

Músicistas da Fundação Carlos Gomes se apresentam no Museu Palacete Bolonha

O Museu Casa Francisco Bolonha recebeu, na tarde desta quarta-feira (22), o Grupo de Música composto por 7 violonistas mulheres do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) para a apresentação de um recital em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é uma ação do projeto “Música nos Museus”, promovido pela Fundação Carlos Gomes em parceria com os museus históricos da cidade. 

“É esse é um dos primeiros resultados que nós estamos fazendo pelo projeto “Música nos Museus”. E a importância é de fazer essa visitação nesses espaços históricos e culturais da cidade, porque essas coisas eram feitas antigamente”, lembra Emanuele Monteiro, secretária da diretoria técnica da Fundação Carlos Gomes. “O projeto junta essa cultura musical que a gente tem com a parte histórica de visitação dos museus, por isso é extremamente importante, de maneira cultural, geral, pro estado”.

Popularização de concertos

A ação visa à popularização e difusão da música de concerto para a comunidade, buscando incorporar ao cotidiano de Belém esse estilo, praticado pelos músicos e professores formados pela FCG.

“Foi um privilégio pra nós ter no Museu Casa Francisco Bolonha esse recital de mulheres em homenagem ao mês das mulheres”, disse Rosa Arraes, diretora do Museu. “Foram, primeiro, seis violonistas que tocaram aqui, cada uma se apresentou individualmente e depois elas juntas cantaram, com a professora Aline, uma música do Waldemar Henrique. A gente fica feliz de a Prefeitura de Belém, por meio da FUMBEL, trazer este tipo de evento, como o que aconteceu hoje, e colocar à disposição do povo”.

O “Música nos Museus” integra o programa Cultura por Todo o Pará, que tem por objetivo popularizar a música clássica, fomentando a qualidade de vida por meio do lazer e da música para a população.

Texto:

Michel Jorge