Você está em: FUMBELArraialPavulagem começa a preparar os arrastões com patrocínio da Prefeitura de Belém e novo percurso final

O Arrastão do Pavulagem inicia o calendário de preparação para as apresentações públicas nas ruas da cidade, que ocorrerão dias 11, 18, 25 de junho e 2 de julho. Este ano o tema será: Arrastão do Pavulagem 2023 – Arraial por um Mundo de Paz e terá o patrocínio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), da Equatorial Energia e apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e Secretaria de Estado de Cultura.

Parceria

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 28, a organização do Pavulagem informou que, além dos tradicionais ensaios e oficinas do período, neste ano a chegada do Arrastão será na Praça Waldemar Henrique, no bairro do Reduto.

“A consolidação da parceria é fundamental para nós. Sabemos o quanto é importante estar junto com o poder público municipal no desafio desse ano de trocar de lugar da finalização do evento indo para praça Waldemar Henrique {antes a finalização era no lado oposto da área]”, explica um dos criadores do Arraial do Pavulagem, Júnior Soares.

Ele esclarece, que é a mudança é uma boa solução, onde será feita uma grande cobertura para aliviar o aspecto térmico para os brincantes. “A Prefeitura teve essa sensibilidade de entender a importância e está construindo junto com a gente”, informou Soares.

Segundo Júnior Soares, a parceria do Arraial do Pavulagem com a Prefeitura de Belém se fortalece cada vez mais em prol do grande número de pessoas que prestigiam a festa junina e a manifestação cultural: durante o mês de junho e começo de julho, pelas ruas da cidade, atraindo uma verdadeira multidão.

Valorização da cultura popular

A presidente da Fumbel, Inês Silveira, enfatizou que as ações culturais seguem o calendário da cidade que a Prefeitura de Belém patrocina. “O Arrastão do Pavulagem, na nossa concepção como Prefeitura, é uma ação de governo, que culmina também com nosso arraial junino. O Arrastão do Pavulagem está no calendário de eventos desta cidade e estamos aqui falando e reafirmando essa valorização da cultura popular”, diz Inês.

Programação de abertura das atividades do Arraial do Pavulagem

O público pode levar 1kg de alimento não perecível para garantir a entrada, nesta sexta-feira, 28, no Teatro Gasômetro, para o início das atividades do Arraial do Pavulagem.

A partir  das 18h, ocorre a exibição do documentário “Bumbá de Salvaterra e suas Comunidades Quilombolas”, de Guto Nunes. Após a exibição do documentário, às 19h, será realizada a Roda de Conversa com Mestre Damasceno, Mestre Ronaldo Silva, Júnior Soares e Walter Figueiredo (tema: “Búfalo Bumbá”, folguedo popular do Marajó).

Mestre marajoara

A última programação começa às 20h, com a Roda de Boi com Arraial do Pavulagem e participação especial de Mestre Damasceno. O mestre marajoara Damasceno Gregório dos Santos é o criador do Búfalo-bumbá na cidade de Salvaterra, já compôs mais de 400 carimbós, é também compositor de sambas, poeta, pescador, artesão. Mestre Damasceno é o homenageado pelo Arraial do Pavulagem neste ano de 2023.

Joyce Assunção