Você está em: FUMBELNotíciasPrefeitura de Belém, FUMBEL e ADMOS inauguram espaço multicultural no aniversário de 126 anos de Mosqueiro

O Centro Multicultural Solar das Artes abre as portas ao público com exposição do MABE

A Prefeitura de Belém organizou extensa programação em comemoração ao aniversário de 126 anos de Mosqueiro. A Fundação Cultural de Belém (Fumbel) participou dessa festa com a inauguração do Centro Multicultural Solar das Artes, localizado na Praça Matriz da Vila.

Por meio do Museu de Arte de Belém (MABE), a Fumbel apresenta a exposição “Mosqueiro: cantos de Amor”, com reproduções de obras do acervo MABE. A mostra fica por tempo indeterminado no Solar das Artes, que opera sob a gerência da Agência Distrital de Mosqueiro (ADMOS).

O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esteve na inauguração do espaço e celebrou o esforço do governo pela conquista: “É com muita honra que estamos inaugurando este espaço multicultural. Temos aqui uma expansão do MABE nessas obras que retratam, através de grandes artistas plásticos, as paisagens de Mosqueiro em épocas passadas. Parabéns a todos!”

“Com a mostra ‘Mosqueiro: cantos de amor’, o MABE leva não só reproduções de obras que fazem parte do nosso acervo, mas que também dialogam com as belezas do Distrito de Mosqueiro registradas por pintores locais e de fora.”, celebra Christiane Santos, Diretora do Museu.

A obra “A Fundação da Cidade de Belém”, de 1908, de Theodoro Braga, é uma das peças que integram a exposição e apresenta a alegoria da fundação da capital do Pará, na qual os povos originários Tupinambás encontram-se representados.

As demais reproduções de obras do MABE selecionadas para a exposição traduzem lugares e encantos de Mosqueiro, como suas notórias praias do Ariramba e Areião, seu Porto e Litoral, com obras de artistas paraenses e estrangeiros como Arthur Frazão,  Andrelino Cotta. João Pinto, Ruy Meira e Georges Wambach.

“Festejamos a ilha e seus habitantes que agora têm aqui no Solar das Artes um espaço não só para produção e fomento cultural, mas também para exposições. Esse é o nosso presente para Belém e para Mosqueiro.”, comemora Michel Pinho, Presidente da FUMBEL, cuja gestão tem como missão a descentralização do acesso à cultura e à arte.

Serviço:

Centro Cultural Solar das Artes – Praça da Vila – Mosqueiro